Desafios do Trabalho Remoto na Comunicação Corporativa
As corporações constantemente passam por transformações em seus modelos de produção. Desde 2020, muitas tiveram que se adequar ao formato do trabalho à distância devido à pandemia. A comunicação foi, e continua sendo, a chave para que os resultados não diminuíssem. Por isso, é importante explorar os desafios da comunicação corporativa advindos do trabalho remoto, uma realidade que, apesar de emergencial, já vinha sendo apontada como tendência no mercado de intensas transformações.
A pandemia do COVID-19 pegou a todos de surpresa, acelerando mudanças no mercado de trabalho e nos meios de produção. Por necessidade, as empresas tiveram que se ajustar compulsoriamente ao modelo remoto. Superada esta crise mundial, as corporações foram se adaptando. No entanto, a falta de planejamento inicial trouxe complexidade ao cenário. Durante esse período, muitos problemas foram superados, e a comunicação corporativa desempenhou um papel fundamental em manter a coesão e a produtividade das equipes, mesmo em meio ao isolamento social.
A comunicação corporativa teve um papel relevante na adaptação à nova cultura organizacional, especialmente em contextos de produção distribuída geograficamente.
Para entender como superar os desafios da comunicação no trabalho remoto, podemos recorrer aos pilares da comunicação interna:
Integração dos funcionários com os objetivos da empresa;
Alinhamento de expectativas e objetivos entre colaboradores e a empresa;
Comunicação voltada para o aumento da produtividade, engajamento e satisfação dos colaboradores.
Como profissionais de comunicação, frequentemente enfrentamos cenários diversos para transmitir informações seguras, ágeis e confiáveis aos nossos públicos. As questões não estão mais restritas a aspectos meramente produtivos, mas incluem temas de relevância para os colaboradores, como saúde mental, gestão de mudanças e transformação digital. Esse contexto exige criatividade e soluções eficientes constantemente.
Desde 2020, a comunicação corporativa enfrentou desafios como:
“Comunicação Ruim”: O distanciamento enfraqueceu as relações humanas diretas e, consequentemente, a comunicação e o entrosamento. Diversas ferramentas digitais foram implementadas para aproximar as pessoas, aprimorando o teletrabalho e facilitando a transmissão direta das informações.
Menos é mais: fale apenas o necessário: É primordial expor com clareza e transparência a mensagem necessária. A comunicação deve ser direta, assertiva e eficiente, evitando perda de tempo e garantindo que a equipe compreenda as informações importantes.
Relações humanizadas: Estimule a empatia e generosidade da equipe. A comunicação interna à distância deve manter características da presencial para auxiliar na conexão entre os membros. Conversas regulares e apoio mútuo são essenciais para manter o compromisso e a qualidade do trabalho.
Retroalimentação: Dê voz aos colaboradores sem julgamentos, promovendo uma relação de confiança onde sugestões e críticas são bem-vindas. Ouvir e anotar o feedback é crucial para que os colaboradores se sintam parte do processo.
Menos burocracia: Facilite ao máximo os processos e o acesso aos dados necessários, agilizando a comunicação e aumentando a eficiência.
Encontros virtuais de trabalho: Manter a equipe unida por meio de contatos virtuais diários, mas não ultrapassando 20 minutos, é essencial para a troca de informações e o alinhamento das atividades.
Transparência sempre: A transparência é fundamental na comunicação corporativa. Dados corretos e uma comunicação honesta são vitais para a confiança dos stakeholders. Falar das dificuldades e propor soluções é crucial para manter a credibilidade.
Em 2024, a comunicação corporativa deve continuar a evoluir, abordando temas inquietantes como saúde mental dos funcionários, capacitação das lideranças como agentes comunicadores e estímulo ao trabalho no sistema empregado pela empresa, seja presencial, remoto ou híbrido. Todas essas ações convergem para um conceito básico e simples:engajamento.
Organizações que transmitem uma mensagem clara e envolvem seus colaboradores em uma jornada comum reforçam seu papel e importância no contexto produtivo. A falta de compromisso ou confiança pode ser fomentada pela distância, mas um colaborador engajado entrega e desempenha melhor.