Comunicação deixou de ser um desafio para os Atuários




Há cinco anos aceitei o desafio de ser o assessor de comunicação do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), entidade que congrega os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de risco de nosso país.

Uma tarefa das mais interessantes. Afinal, com certeza, todos já tivemos algum tipo de relacionamento com o trabalho deles, mas era algo desconhecido – porque não dizer pouco divulgado. Apenas para simplificar, os cálculos previdenciários, de seguro e de planos de saúde passam pelo crivo apurado deles - exímios matemáticos e com as probabilidades na alça de mira.

Uma matéria-prima fundamental para nós profissionais de comunicação é a informação – algo que não faltava por lá. Naquela época, havia uma demanda reprimida na entidade, que atuava de forma intuitiva.

O cenário era interessante e fundamental para os que militam na nossa área. Havia oferta, demanda e dirigentes bastante receptivos para as propostas e compreensivos por entenderem que os resultados viriam em médio prazo. E eles aconteceram.

Apenas como exemplo, o perfil do LinkedIn do Instituto, em pouco tempo, superou o número de associados ativos. Mostra de que tanto os atuários, quanto à sociedade, passaram a enxergar e ter interesse nas atividades promovidas nas várias instâncias do IBA, sejam nos seus Pronunciamentos Atuariais (que norteiam as decisões de profissão no mercado), ou nas ações dos seus Grupos de Trabalho dos segmentos de Seguro, Saúde e Previdência.

A profissão tem vivenciado momentos de fortalecimento, deixando de ser aquela com nome inusitado para ganhar relevância. Prova disso tem sido a participação contínua nas discussões decisórias atuariais, seja nas Audiências Públicas do Congresso Nacional ou nos órgãos reguladores, como Previc, Susep ou ANS.

A comunicação que antes era vista como um dos gargalos e fonte de atrito na conexão da instituição com seus associados, passou a ser compreendida como estratégia para os constantes passos que rotineiramente são dados.

O contexto atual é de colheita de uma semente há meia década plantada: a compreensão da relevância dos profissionais de comunicação social. Uma história rica e ainda a ser extensamente pavimentada.

 

https://www.linkedin.com/pulse/o-desafio-da-comunicação-para-os-atuários-andré-carvalho/

 

Fonte: Linkedin

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