Uma boa ideia chamada “Pra Princípio de Conversa....”




 

Normalmente, um bom papo começa desse jeito. “Pra Princípio de Conversa...”. E assim falamos nossas verdades e expomos nossos pontos de vista. A frase foi o ponto de partida para este projeto que desenvolvo produzindo conteúdo no YouTube, em todas as terças e quintas-feiras, seja através de lives, entrevistas, externas (https://bit.ly/3g22OYW).

A iniciativa, por si só, tem se mostrado bem-sucedida do ponto de vista da comunicação. Personagens comuns contando com suas histórias e experiências profissionais bem valiosas. Pessoas e suas ações célebres, mas que não são celebridades.

Costumo afirmar dentro da própria live, que ali mostro assuntos específicos para um público não específico. Isto é, o canal ajuda a levar informações e atuações de nicho para leigos. Sempre de forma descontraída e desconstruída.

O modelo é no estilo talk-show – sendo que há muito mais talk do que show. Há críticos que são categóricos ao afirmar que este é um formato menor em jornalismo ou que, muita das vezes, sequer o é. Até mesmo pela popularização deste estilo conduzido por gente que sempre ganhou a vida fazendo humor.

Posso garantir que não é tanto assim. Aprendi durante minha graduação e ouvindo profissionais mais antigos que a essência de nossa profissão é contar estórias. Boas estórias! Que devemos dar visibilidade a quem não tem voz. Apresentar boas informações e levá-las a um público que não teria possibilidade de ter acesso a elas. Exatamente o que acontece a cada edição.

Há os que comentam o excesso de lives, motivadas pela quarentena. Este é um ponto de vista. Mas a maioria delas é conduzida por aqueles que as utilizam para ocupar um tempo livre. Entretanto, ter um profissional de comunicação conduzindo o projeto atribui um propósito jornalístico a cada etapa de sua execução. O que diferencia bastante.

Por isso, te aguardo às terças e quintas-feiras, a partir das 19h, no YouTube (https://bit.ly/3g22OYW). Assine o canal e o perfil do “Pra Princípio de Conversa” no Instagram (https://www.instagram.com/praprincipiodeconversa/) para saber quais serão os próximos entrevistados. E até lá!

« Voltar